Apligraf
CADASTRO GRATUITO | ESQUECEU SUA SENHA? |  ASSINATURAS |  LOJA VIRTUAL |  FALE CONOSCO |  MAPA DO SITE
IBOVESPA   55560   +0.28%   25/11 DOLAR NOV 14   2444.000   +1.62%   31/10 DÓLAR COM.   R$ 2.539   -0.51%   25/11 IND OUT 14   55615   -4.10%   15/10 CDI CETIP   11.09%      25/11
IBRX 50   9426   +0.37%   25/11 DOW JONES   17817.90   0.00%   25/11 EURO   US$ 1.248   +0.39%   25/11 DI JAN 17   12.190   -0.16%   25/11 OURO 250G   R$ 98.000   +0.51%   25/11
Suporte Técnico > Dicas de configurações do Java para melhoria de performance dos applets
Este tutorial foi revisado e atualizado em 07.10.2013

Instalação do Sun Java 7 Update 40

- Acesse www.java.com;
- Clique no botão 'Download gratuito do Java';
- Você será redirecionado para a página do download referente ao seu sistema operacional, e então clique novamente no botão 'Download gratuito do Java';
- Clique no botão 'Executar' para acionar o instalador (JavaSetup7u7.exe);
- Após o download e já na janela de confirmação, clique em 'Executar';
- Clique no botão 'Install';
- Clique no botão 'Close' ao final da instalação.
Para instalação no Linux, consulte help.ubuntu.com/community/JavaInstallation.
Para instalação no Mac OS, consulte support.apple.com/kb/HT1338.

Redução do tamanho do cache utilizado pelo Java

Windows - No Painel de Controle do Windows, clique no ícone 'Java';
- Localize a seção 'Temporary Internet Files' e clique no botão "Settings...';
- Localize a seção 'Disk Space' e reduza o espaço livre de 1000 MB para 5 MB;
(se preferir, desmarque a opção 'Keep temporary files on my computer')
- Clique no botão 'Delete Files...' e clique em OK na janela de confirmação;
(dependendo do tamanho atual do cache pode demorar alguns minutos para terminar de apagar)
- Clique nos botões 'OK' para fechar as janelas.
Mac OS - Clique em Aplicativos / Utilitários / Preferências Java;
- Clique na aba 'Rede';
- Clique no botão 'Apagar Arquivos...';
- Defina o espaço em disco para armazenar arquivos temporários para 5 MB
(se preferir, desmarque a opção 'Guardar arquivos temporários para acesso rápido')

Redução do nível de aceleração de hardware no vídeo

- No Painel de Controle do Windows, clique no ícone 'Vídeo';
- Clique na guia 'Configurações';
- Clique no botão 'Avançadas';
- Clique na guia 'Solucionar Problemas';
- Altere o nível de aceleração de hardware, passando do sexto (último) para o terceiro nível;
- Clique nos botões 'OK' para fechar as janelas.


Após os três passos acima, reinicie o seu computador.

Execute periodicamente a 'Limpeza de Disco' do Windows

- No Painel de Controle do Windows, clique no ícone 'Ferramentas administrativas';
- Clique no ícone 'Limpeza de disco';
- Marque as opções abaixo, se aplicáveis na sua versão do Windows:
* Arquivos de Internet Temporários
* Páginas da Web Offline
* Arquivos Temporários

Confira o status da sua conexão com os servidores da Apligraf

No canto superior esquerdo do gráfico há um botão que apresenta o status da conexão do seu computador com os nossos servidores. Essa informação é muito importante pois indica se os gráficos estão sendo atualizados corretamente ou não. Existem três status possíveis:
VERDE indica que sua conexão está funcionando corretamente e a atualização é via socket.
AMARELO indica que sua conexão está em modo de contingência e os gráficos estão sendo atualizados apenas uma vez por minuto via HTTP.
VERMELHO indica que não existe conexão estabelecida e os gráficos não estão sendo atualizados.

Se sua rede possui alguma restrição para conexões TCP nas portas 80 e 443...

... o gráfico funcionará mas sem atingir a máxima performance que é capaz. Para confirmar se sua rede ou conexão permite as conexões TCP nestas portas, clique no botão Iniciar / Todos os programas / Acessórios / Prompt de comando (se estiver usando o Linux, acesse o Terminal), digite o comando abaixo e pressione ENTER ao final da linha:

telnet corretora.apligraf.com.br 80

Seu computador fará uma tentativa de conexão aos nossos servidores utilizando a porta 80; caso apresente a mensagem 'Connection Successful' significa que não existem restrições de acesso, mas caso a mensagem seja 'Não foi possível abrir conexão com host na porta 80: conexão falhou' é sinal de que seu acesso à internet é restrito. Repita o mesmo teste, substituindo o número '80' por '443'.

Se você estiver utilizando o Windows 7 e não tiver o Cliente Telnet habilitado, execute os passos abaixo para habilitá-lo:
- No Painel de Controle do Windows, clique no ícone 'Programas';
- Na seção 'Programas e Recursos', clique no item "Ativar ou desativar recursos do Windows";
- Selecione a opção "Cliente Telnet";
- Clique nos botões 'OK' para fechar as janelas.

Se você possui algum firewall no seu computador ou na sua rede...

... certifique-se que você tem acesso liberado para conexões TCP pelas portas 80 e 443.
(Não é mais necessário liberar as portas 8080 e 8083 como era solicitado nas versões anteriores.)

Se ocorreu uma exception que retornou "Caused by: java.io.IOException: Authentication failure"...

... uma configuração deve ser feita no proxy da rede para que aplicativos/applets Java consigam utilizar recursos de rede e internet. Normalmente isso acontece com o Squid, que é o proxy mais utilizado.

Se surgir uma mensagem "A Plataforma Java(TM) SE Binary não está respondendo" ou "Java(TM) Platform SE binary not responding"...

... se trata de um erro do Windows na sua instalação do Java e não há relação com os gráficos da Apligraf, ou seja, pode ocorrer na execução de qualquer aplicativo/applet Java. Para corrigir o problema é necessário fechar todos os navegadores que estivem abertos (mesmo os que não estiverem acessando os gráficos), desinstalar o Java, reiniciar o computador e instalar o Java novamente.

Se ao acessar o gráfico surgir uma janela solicitando uma autorização de execução...

... você deve aprovar a autorização para o gráfico funcionar corretamente.
- marque a opção 'Always trust content from this publisher';
- clique no botão 'Run' para aprovar a autorização.

Caso você tenha negado a autorização será preciso executar os passos abaixo para que ela volte a ser solicitada:
Windows - No Painel de Controle do Windows, clique no ícone 'Java';
Mac OS - Clique em Aplicativos / Utilitários / Preferências Java;
- Clique na guia 'Advanced' e no botão 'Certificates...';
- Clique nas linhas onde estiver escrito 'APLIGRAF' e no botão 'Remove'.

Se você utiliza o navegador Internet Explorer...

... certifique-se que o navegador está configurado para usar o Java da Sun e não o defasado da própria Microsoft; para isso siga os passos abaixo.
- No Painel de Controle do Windows, clique no ícone 'Java';
- Clique na guia 'Advanced';
- Clique no '+' da opção 'Default Java for browsers';
- Deixe selecionados os quadros de todos os navegadores listados;
- Clique no botão 'OK' para fechar a janela.

Se você utiliza o navegador Mozilla Firefox...

... você deve evitar manter muitas abas abertas e com históricos de navegação muito grandes pois eles consomem uma boa parcela da memória destinada ao navegador, comprometendo a carga dos applets Java.
... você deve evitar ter muitas extensões instaladas no navegador pois várias delas (inclusive algumas bastante populares) consomem muita memória, da mesma forma que as abas citadas acima.

... no Firefox para Mac OS os gráficos não irão funcionar, pedimos para que seja utilizado o navegador Safari.

Se você utiliza o navegador Google Chrome...

... você deve obrigatoriamente utilizar o Java 6 Update 11 ou superior, pois as versões anteriores não são compatíveis com o navegador Google Chrome.
... assim como no Mozilla Firefox, evite manter muitas abas abertas ao mesmo tempo.

Se você utiliza o navegador Safari...

... ele não reconhece o nosso emissor de certificado seguro, exibindo a mensagem "este certificado foi assinado por uma autoridade desconhecida". Como já executamos a solução proposta pela RapidSSL e a mensagem permanece a ocorrer em alguns casos, a solução definitiva ainda depende da Apple ou da RapidSSL.

Se você utiliza mais de um navegador ao mesmo tempo; ou
se você abre janelas simultâneas contendo o gráfico, seja do mesmo navegador ou navegadores distintos...

... não abra os gráficos em ambos (e se possível nenhum outro applet Java) pois assim seu computador irá carregar váris JVMs (Java Virtual Machine), uma para cada instância, aumentando o consumo de memória. Além disso, a abertura simultânea de dois ou mais applets do gráfico pode acarretar em problemas no salvamento dos perfis, causando a perda de configurações pessoais e retas traçadas.

Se você utiliza um computador Apple com Mac OS...

... clique no menu 'Aplicativos / Utilitários / Preferências Java', marque todas as versões do Java que são iguais ou maiores que a 5.0, deixando a 5.0 em primeiro lugar; arraste as versões dentro do quadro para mudar a ordem.

... deixe em primeiro lugar o Java de versão 32-bit ao invés da versão 64-bit.

Se você possui conta em mais de uma corretora que oferece gráficos da Apligraf; ou
se você gerencia mais de uma conta em uma corretora que oferece gráficos da Apligraf...

... use apenas o gráfico de uma delas de cada vez. Os recursos disponíveis nos gráficos variam de acordo com as escolhas contratadas de cada corretora, e por isso notamos que muitas pessoas acionam os gráficos de várias ao mesmo tempo para aproveitar todas as funcionalidades que nosso software oferece. É claro que você pode continuar acessando os gráficos nas duas (ou mais corretoras) que você for cliente, mas você não deve utilizar os gráficos das duas (ou mais) corretoras e/ou contas ao mesmo tempo; do contrário, você terá problemas no salvamento dos perfis e irá perder suas configurações pessoais e retas traçadas.

Seu hardware é adequado à sua demanda?

Investidores e profissionais do mercado financeiro costumam manter muitas aplicações em funcionamento simultâneo para gerenciar suas carteiras com todas as informações disponíveis para suas tomadas de decisão.

Janelas do homebroker, softwares de cotações em tempo real, planilhas Excel repletas de cálculos e links DDE, navegadores com chats e leitores de e-mail são os mais comuns de estarem sempre abertos. Em várias ocasiões já vimos também softwares de comunicação instantânea sendo utilizados (como MSN ou Skype), editores de texto, leitores de PDF e até mesmo softwares para downloads de arquivos em massa e players de mídia executando músicas ou streamings de televisão via internet. Tudo isso sendo utilizado ao mesmo tempo tem um custo: escassez de memória RAM disponível.

Obviamente não vamos lhe dizer para usar menos softwares simultaneamente, mas vamos lhe pedir para checar se seu hardware é adequado a esta demanda. Quanto mais softwares estiverem em execução, maior será o tempo será necessário para abrir os applets Java. Com 2GB de memória RAM e as configurações citadas acima é possível executar quase todas estes aplicativos simultaneamente sem prejudicar a abertura dos applets Java; com 4GB de RAM, que é o padrão do mercado para equipamentos novos (Maio/2010), e mais as configurações sugeridas acima você não deverá ter problema algum para abrí-los.

Seu HD tem espaço livre suficiente para o arquivo de paginação (memória virtual)?

Uma das falhas mais comuns no arquivo de paginação é a falta de espaço no HD. Se seu HD estiver muito cheio e surgir uma mensagem que o Windows reduziu a memória virtual devido a isso, o carregamento dos applets Java será muito lento, ou até mesmo nem carregar.

Também haverá lentidão se o recurso de memória virtual estiver desativado. Para saber mais sobre a memória virtual, acesse: www.winajuda.com/2006/05/04/arquivo-de-paginacao-memoria-virtual/

Os gráficos Java são compatíveis com o iPhone e o iPad?

Não, mas na verdade a incompatibilidade é por parte da Apple; o sistema operacional iOS utilizado no iPhone e no iPad não é compatível com qualquer aplicativo desenvolvido em Java, e a restrição também vale para aplicativos desenvolvidos em Flash, AIR ou Silverlight.

Como posso reportar para a Apligraf uma situação ou mensagem de erro?

- Clique com o botão esquerdo do mouse no ícone do Java que está no canto inferior direito da tela, próximo ao relógio do Windows;
- Selecione a opção 'Open Console';
- Surgirá uma janela de texto na sua tela, pressione a tecla 5 para acionar o nível de log mais completo;
- Utilize o gráfico normalmente, reproduzindo as ações em que você encontrou a situação ou mensagem de erro - é importante que você execute este passo por pelo menos 10 minutos para que o log gerado contenha o máximo possível de informações que nos auxiliem na detecção do erro;
- Volte na janela de console e clique no botão 'Copy' para copiar o conteúdo inteiro do log gerado;
- Envie uma mensagem para nosso suporte técnico descrevendo a situação ou mensagem de erro, informe a versão do seu sistema operacional e cole o conteúdo do log que você gerou - esse log em conjunto com sua descrição são de extrema valia na identificação de problemas.
- Se possível anexe ao e-mail uma captura de tela contendo o gráfico com a situação ou mensagem de erro.

CMIG4+5.32%13.8525/11
OIBR4+5.04%1.4625/11
SANB11+3.07%15.4225/11
RSID3-3.59%4.0325/11
LIGT3-3.72%20.7025/11
ALLL3-4.45%6.0125/11